MINICURSOS

Consulte a tabela de valores aqui.

 

Organizador Horário Duração da Sessão Minicurso Ementa Instrutor Currículo
IBP 9h às 18h (1 hora de intervalo para almoço) 8h  

MC 01: Fundamentos de Segurança de Processo Baseada em Risco

•Objetivos, Histórico e Terminologia de Segurança de Processo Baseada em Risco;
•Elementos de Segurança de Processo Baseada em Risco;
•Relação Entre os Elementos da Segurança de Processo Baseada em Risco e as Atividades de Trabalho;
•Requisitos de Avaliação de integridade e Confiabilidade para Segurança de Processo Baseada em Risco;
•Aplicações das diretrizes para Segurança de Processo Baseada em Risco;
•Compromisso com a Segurança de Processo Baseada em Risco;
•Compreensão dos Perigos e Riscos;
•Gerenciamento dos Riscos;
•Aprendizado com a Experiência;
•Diagnóstico de Segurança de Processo Baseada em Risco
Helton Luiz Santana Oliveira, DSc. Doutor em Engenharia de Produção pela UFF (RJ). Mestre em Sistemas de Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho pela UFF (RJ). Especialista em Acústica Aplicada ao Controle de Ruído pela UFSC (SC). Especializado em Análise e Gerenciamento de Riscos Industriais pela UFRJ (RJ); Pós Graduado Lato Sensu em Engenharia de Segurança pela Unifenas (MG); Graduado em Engenharia Mecânica pela UnB (DF).

 

Organizador Horário Duração da Sessão Minicurso Ementa Instrutor Currículo
ABENDI 9h às 18h (1 hora de intervalo para almoço) 8h MC 02: Metalurgia e falha dos materiais metálicos Introduzir os fundamentos da metalurgia e falha dos materiais metálicos, de modo a subsidiar a compreensão dos fenômenos metalúrgicos, mecânicos e eletroquímicos associados. O legado das falhas espetaculares; Princípios de Engenharia de Confiabilidade e da falha dos materiais; Paradigmas de projeto baseados em confiabilidade; Fundamentos da metalurgia e do comportamento mecânico dos materiais metálicos; Falha por fadiga; Falha por fluência; Falha por corrosão; Ferramentas para análise de falhas. Leonardo Ramalho da Silva Mestrando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Poli / USP e Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal do ABC. Exerce atualmente as funções de Engenheiro de Materiais e Representante Legal na empresa Integ Engenharia e Instrutor na Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção).
9h às 18h (1 hora de intervalo para almoço) 8h MC 03: Técnicas de END Aplicadas à API 579 Introduzir as técnicas de ensaio não destrutivos aplicadas para a avaliação de integridade (Fitness-for-Service) segundo a API RP 579; – Apresentar os recursos das técnicas de ensaio não destrutivo que forneçam informações relevantes para os procedimentos de avaliação de integridade de equipamentos submetidos à pressão; – Dar ênfase a coleta de dados possíveis de obter pelas técnicas não destrutivas para a realização de uma avaliação de integridade. Ricardo de Oliveira Carneval Engenheiro Metalúrgico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências Metalúrgicas pela Coordenação de Programas para Pós-graduação em Engenharia. Trabalhou por mais de 36 anos em Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas de Inspeção e Ensaios Não-Destrutivos da PETROBRAS. Atualmente presta consultoria nessas áreas